Como surgiram as Brinquedotecas?

Em 1971, por ocasião da inauguração do Centro de Habilitação da APAE de São Paulo, foi realizada uma grande exposição de brinquedos pedagógicos. A partir do interesse despertado pela exposição, a APAE resolveu montar uma Ludoteca, funcionando como biblioteca circulante.

Sucessivamente, a participação ao II Congresso Internacional de Brinquedotecas, realizado em Estocolmo, estimulou a vontade de estender o trabalho com brinquedos e criar espaços que propiciassem a atividade lúdica de maneira mais livre e espontânea. Assim surgiu o sonho da brinquedoteca, concretizado na Escola Indianópolis, aberta a todas as crianças que chegassem. A partir deste ano (1981), varias brinquedotecas começaram a surgir no Brasil.

Desde o começo as brinquedoteca brasileiras se diferenciaram significativamente das chamadas Toy Libraries (brinquedotecas surgidas na Inglaterra a partir de 1967, que efetuam o empréstimo de brinquedos), pois favoreciam a permanência das crianças na própria estrutura, caracterizando-se como espaços educativos, criados com o objetivo de proporcionar estímulos para que a criança pudesse brincar livremente, exercer seus direitos (principalmente o direito à infância), em respeito às suas necessidades afetivas, emocionais, lúdicas e criativas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: