Brinquedoteca Municipal Brincastelo de Nerópolis/GO

A brinquedoteca foi construída inteiramente com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Nerópolis na área da antiga Praça Raimundo Santana Amaral, no centro da cidade, ocupando uma superfície total de 1.635,22 m2 (325,93 m2 de área construída, 557.19 m2 de área verde e 752,10 m2 de área pavimentada).

neropolis1.jpg

A Brincastelo, como diz o nome, tem a forma de um castelo. É constituída por 9 áreas independentes (casinhas e quiosques, ligadas por estreitos caminhos entre canteiros de flores e plantas), todas em tijolo à vista e madeira:

  • As Torres (administração e recepção);
  • A Sala dos Brinquedos;
  • Os banheiros;
  • A cozinha com refeitório;
  • A Sala da Fantasia (sala das oficinas);
  • A Videoteca e Biblioteca;
  • O Teatro e o camarim;
  • O parquinho das Aventuras com a ponte suspensa;
  • O Quiosque Livre (para brincadeiras e atividades artísticas ao ar livre).

neropolis2.jpg

A brinquedoteca pode ser considerada uma realidade nova no panorama educacional brasileiro. As primeiras brinquedotecas começaram a surgir no Brasil a partir dos anos 80. Desde o começo se diferenciaram radicalmente das chamadas Toy Libraries (brinquedotecas surgidas na Inglaterra a partir de 1967, que efetuam o empréstimo de brinquedos), pois favoreciam a permanência das crianças na própria estrutura. Por isso se caracterizaram, desde o começo, como espaços educativos, criados com o objetivo de proporcionar estímulos para que a criança pudesse brincar livremente, exercer seus direitos (principalmente o direito à infância), em respeito às suas necessidades afetivas, emocionais, lúdicas e criativas. Além disso, a brinquedoteca atua como integradora da educação formal, possibilitando o encontro entre o cognitivo e todos os aspectos da personalidade humana muitas vezes esquecidos pela atual sociedade (emoções, medos, afeto, corporiedade, criatividade, liberdade, ludicidade, cultura e arte).

neropolis3.jpg

 

  • Funcionamento e atividades

A Brincastelo funciona de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 11h30 e das 13h00 às 17h00. Atende cerca de 300 crianças e adolescentes ao longo da semana, divididos em grupos por faixa etária e atividade. As crianças freqüentam a brinquedoteca no turno oposto ao que estudam. A freqüência dos grupos da Sala de Brinquedos é de duas vezes por semana, duas horas por vez, enquanto as outras atividades acontecem somente uma vez por semana. A criança pode freqüentar no máximo dois grupos (Sala dos Brinquedos + 1 atividade artística). A Sala dos Brinquedos é freqüentada por crianças de 02 a 12 anos, sendo que a faixa etária de 02 a 06 anos é a única que participa das atividades diariamente. Na Sala dos Brinquedos as crianças dispõem de um amplo acervo de brinquedos de todo tipo: jogos de construção e montagem, jogos de sociedade, jogos para atividades intelectuais e artísticas, casinha, carrinhos e bonecas, canto do “Faz de conta”, livros, maquiagens e fantasias, além do parquinho para as atividades ao ar livre. Na Sala da Fantasia acontecem as oficinas de artes, para crianças a partir de 09 anos de idade. A brinquedoteca oferece oficinas de pintura em tela e em tecido; artesanato; modelagem e reciclagem. Enfim, no Teatro acontecem semanalmente as aulas de teatro e dança.

neropolis4.jpg

neropolis5.jpg

Na Brincastelo trabalham cerca de 15 funcionários públicos, desempenhando as funções de: coordenação, secretaria, brinquedistas, oficineiros e auxiliares de serviços gerais.

neropolis6.jpg

A comunidade local participa das atividades da Brinquedoteca por meio de:

  1. Festivais artístico-culturais. Acontecem anualmente nos meses de junho e dezembro, coincidindo com o encerramento do semestre. Em ocasião dos Festivais, são organizadas apresentações dos grupos de dança, música e teatro da Brinquedoteca. É montada também uma exposição dos trabalhos das oficinas e uma amostra das atividades desenvolvidas na Sala dos Brinquedos.
  2. Reuniões de pais. Acontecem geralmente uma vez por semestre, com o objetivo de discutir e avaliar o andamento das atividades, levantar problemas ou dificuldades, fazer propostas e fortalecer o trabalho pedagógico.

neropolis7.jpg

Em relação à manutenção dos custos fixos, a Brinquedoteca é mantida integralmente pela Prefeitura de Nerópolis, em específico, pela Secretaria Municipal de Educação.

neropolis8.jpg

neropolis9.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: